-
Arquitetos: Rafael Perrone Arquitetos Associados
- Área: 245 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Murilo Vicentini
-
Fabricantes: Ita Construtora, Paladar Flavio de Carvalho, Ulimax
Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada em loteamento condominial no Município de São Roque, esta casa tem como principal uso os dias de fim de semana e feriados prolongados. Os clientes, como muitos paulistanos, buscavam um espaço no qual poderiam conviver com amigos e a família em ambientes com pé na terra e contato com a natureza. Outro desejo era o de que o ambiente pudesse, além de receber convidados, tivesse como principal função ser uma área de gastronomia integrada: cozinha, preparo e refeição como pontos preferenciais, por este motivo adquiriu nome de Cozinha do Carmo. O terreno de formato trapezoidal irregular possuía muitas limitações.
A área disponível pelas definições ambientais era cerca de25% da área total, com declividade acentuada e formato irregular. Em princípio se proporia uma casa em pilotis, com acesso em parte mais alta do lote, mas a preferência dos futuros usuários deseja o contato com o solo. A solução projetada foi a de realizar cortes implantando a casa em dois níveis com acesso em rampa e escadas. As visuais possibilitadas pela parte dos fundos foram acentuadas tento pelo percurso de acesso quanto pela utilização de uma estrutura de madeira que deixa por meio de vidros a cobertura destacada das alvenarias, permitindo a visualização da paisagem desde o acesso até a entrada da casa. Para garantir uma maior permeabilidade, foram propostos painéis de correr que, quando abertos, permitem que a casa se abra para os espaços externos ampliando as áreas de uso para as confraternizações “gourmets” e continuidades espaciais, articulando as ligações entre o exterior e interior visual e fisicamente.
Afora o espaço integrado da ampla sala/cozinha/ refeitório o programa é completado por blocos nos quais são instaladas, num nível inferior, duas suítes e, no nível da sala, alocados dois dormitórios para convidados. Em um outro volume, estão as áreas de apoio que contêm depósitos, lavanderia, despensa e bicicletário. Uma horta para plantio de hortaliças se aloja junto ao muro de contenção. Destaca-se uma varanda linear com amplas portas dobráveis se desenvolve por toda área social da casa Cozinha do Carmo convertendo-a numa ampla varanda. Um espaço de convívio aberto e generoso.